Dell EMC PowerStore Guia de Rede para Modelos PowerStore T Versão 2.x Junho 2021 Rev.
Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor o seu produto. CUIDADO: um AVISO indica possíveis danos ao hardware ou a possibilidade de perda de dados e informa como evitar o problema. ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica possíveis danos à propriedade, lesões corporais ou risco de morte. © 2020- 2021 Dell Inc. ou suas subsidiárias. Todos os direitos reservados. Dell, EMC e outras marcas comerciais são marcas comerciais da Dell Inc.
Índice Outros recursos..............................................................................................................................6 Capítulo 1: Visão geral..................................................................................................................... 7 Visão geral do equipamento Modelo PowerStore T..........................................................................................................
Parte II: Adicionar Storage Services................................................................................................38 Capítulo 8: Visão geral dos Storage Services............................................................................... 39 Serviços de armazenamento........................................................................................................................................39 Capítulo 9: Preparação para configurar os switches e redes para Storage Services......
Apêndice A: Expandir uma rede de armazenamento para ser executada em várias portas..................... 73 Expandir uma rede de armazenamento............................................................................................................................ 73 Conectar os nós aos switches ToR............................................................................................................................. 73 Configurar a VLAN nos switches ToR................................................
Prefácio Como parte de um esforço contínuo de melhorias, lançamos periodicamente revisões de seu software e hardware. Algumas das funções descritas neste documento não são compatíveis com todas as versões de software ou hardware usadas no momento. As notas da versão do produto contêm as informações mais recentes sobre os recursos do produto. Entre em contato com seu fornecedor se um produto não funcionar adequadamente ou conforme descrito neste documento.
1 Visão geral Este capítulo inclui as seguintes informações.
Tabela 1.
I Implementação inicial Esta seção contém informações para concluir a implementação inicial do Modelo PowerStore T.
2 Visão geral da implementação inicial do Modelo PowerStore T Tópicos: • Implementação inicial do Modelo PowerStore T Implementação inicial do Modelo PowerStore T Para a implementação inicial do Modelo PowerStore T, você deve configurar a rede e o switch de gerenciamento. Depois que o switch de gerenciamento estiver configurado e conectado aos nós do Modelo PowerStore T, você deverá detectar o equipamento Modelo PowerStore T e configurar as redes no PowerStore Manager Initial Configuration Wizard.
3 Preparação para configurar as redes e o switch de gerenciamento Este capítulo inclui as seguintes informações. Tópicos: • • Reservar recursos de rede para a implementação inicial Preencher os campos obrigatórios da Planilha de configuração inicial Reservar recursos de rede para a implementação inicial Junto com o administrador de rede, preencha as duas planilhas a seguir e reserve os recursos necessários para a implementação inicial do equipamento Modelo PowerStore T.
Tabela 3. Planilha de preparação para a rede de gerenciamento (continuação) Etap a Detalhes da etapa Observações Servidor NTP 8. Registre o ID de port channel para o switch de gerenciamento. 9. Depois de concluir as etapas acima, você terá as informações necessárias para configurar os switches.
Tabela 4. Planilha de configuração inicial (em branco) (continuação) Nível de tolerância a falhas da unidade ou Ao lado de cada equipamento, selecione o nível de tolerância a falhas da unidade que você deseja definir. O nível de tolerância a falhas da unidade indica a quantidade de falhas de unidade simultâneas que o equipamento pode suportar sem causar um evento de perda de dados ou de dados indisponíveis.
Tabela 4. Planilha de configuração inicial (em branco) (continuação) Informações do vCenter (opcional) Registre as credenciais atuais de log-in do administrador do vCenter. O fluxo de trabalho da configuração inicial cria automaticamente um data center e um cluster do ESXi e os associa ao seu cluster. NOTA: Verifique se o vCenter Server pode ser acessado na rede.
4 Requisitos de rede e de switch para a implementação inicial Este capítulo inclui as seguintes informações. Tópicos: • • • • Requisitos do switch de gerenciamento Tipos de rede obrigatórios para a implementação inicial Opções de VLAN durante a implementação inicial Requisitos de IP para a implementação inicial Requisitos do switch de gerenciamento É necessário fazer a implementação com pelo menos um switch de gerenciamento fora de banda em todas as implementações do Modelo PowerStore T.
PowerStore T Management Switch Network Topology Management Switch Port Channel Port 0 Port 1 Port 1 Port 0 Node A Node B Mgmt Mgmt PowerStore T Appliance Legend: 10 Gb 1 Gb Figura 1. Topologia de rede do switch de gerenciamento NOTA: Para a detecção remota do Modelo PowerStore T, as portas do switch de gerenciamento devem suportar o tráfego de VLAN nativa sem marcação.
Conexões de uplink do switch de gerenciamento A imagem a seguir mostra um exemplo de switch de gerenciamento que se conecta a dois dispositivos de uplink de camada 3. As duas conexões são unidas com um port channel com maior largura de banda e redundância.
PowerStore T Logical Networks Management Upstream Management switch PowerStore T Management Subnets Management Remote Discovery Figura 4. Tráfego de rede lógico do Modelo PowerStore T Todo o tráfego é transportado pela porta de gerenciamento de 1 GbE dedicada no nó do compartimento de base. Verifique se o Modelo PowerStore T consegue se comunicar pelas sub-redes acima.
PowerStore T – Untagged Management VLAN Management Management switch PowerStore T Sample ID 100 100 Traffic Remote Discovery PowerStore Management Untagged Traffic Tagged Traffic Subnet 169.254.x.x/16 y.y.y.y/24 Figura 5. Redes do Modelo PowerStore T com a VLAN de gerenciamento sem marcação Quando a VLAN de gerenciamento não tem marcação, a detecção remota e o gerenciamento do Modelo PowerStore T são executados por meio da VLAN nativa.
PowerStore T – Tagged Management VLAN Management Upstream Management switch PowerStore T Sample ID 100 101 Traffic PowerStore Management Remote Discovery Untagged Traffic Tagged Traffic Subnet y.y.y.y/24 169.254.x.x/16 Figura 6. Redes do Modelo PowerStore T com VLAN de gerenciamento com marcação Quando a VLAN de gerenciamento tem marcação, a detecção remota do Modelo PowerStore T é executada por meio da VLAN nativa e o tráfego de gerenciamento é executado pela VLAN com marcação.
Redes de armazenamento Não há requisitos de IP para a rede de armazenamento durante a implementação inicial. No entanto, você precisará de um endereço IP para as redes de armazenamento se for adicioná-las posteriormente no PowerStore Manager, na API REST ou na CLI. Consulte Adicionar Storage Services.
5 Configurando a Série Dell PowerSwitch para a implementação inicial Este capítulo inclui as seguintes informações.
Obter a Planilha de preparação para a rede de gerenciamento preenchida Você deve ter preenchido a Planilha de preparação para a rede de gerenciamento junto com o administrador de rede. A Planilha de preparação para a rede de gerenciamento a seguir foi preenchida com os recursos de rede usados nos exemplos de configuração apresentados neste documento.
Etapas para configurar o switch de gerenciamento para a implementação inicial A implementação inicial exige pelo menos um switch de gerenciamento. Este documento descreve as etapas para implementar o Modelo PowerStore T com um único cluster formado por um equipamento com um único compartimento de base conectado a um switch de gerenciamento Dell PowerSwitch Série S4148. Etapas para configurar o switch de gerenciamento: 1. 2. 3. 4. Estabeleça uma sessão de terminal com o switch de gerenciamento.
7. Entre no modo de configuração global. configure terminal 8. É recomendável alterar a senha depois de fazer log-in no switch pela primeira vez. Use o comando a seguir para alterar a senha do switch. username admin password role sysadmin Validar a versão e o licenciamento do switch Antes de configurar o switch e as redes, verifique a versão e o licenciamento do sistema operacional do switch.
Cada switch de gerenciamento deve ter as seguintes portas disponíveis para conectar ao Modelo PowerStore T: ● Duas portas para conectividade com o switch de uplink de gerenciamento. ● Duas portas para se conectar ao Modelo PowerStore T. ● (Opcional) Uma porta para detecção remota. 1. Estabeleça uma conexão de terminal com o switch. 2. Entre no modo de configuração global. configure terminal 3. Configure um nome de host para o switch. hostname powerStoreMgmtSwitch 4. Crie uma VLAN de gerenciamento.
switchport mode access switchport access vlan 100 exit 10. Crie o port-channel para os uplinks. Tabela 9.
1 Figura 7. Conexão do equipamento do compartimento de base com o switch de gerenciamento Tabela 10. Etapas para conectar os nós do compartimento de base ao switch de gerenciamento 1 Conecte a porta de gerenciamento de 1 GbE do nó inferior (A) à porta 2 do switch de gerenciamento. 2 Conecte a porta de gerenciamento de 1 GbE do nó superior (B) à porta 53 do switch de gerenciamento.
Layer 3 – Management Uplinks Management Uplink A Management Uplink B 2 1 Figura 8. Conexão do switch de gerenciamento ao uplink de gerenciamento Tabela 11. Etapas para conectar o switch de gerenciamento ao uplink de gerenciamento 1 Conecte a porta 25 do switch de gerenciamento ao Uplink de gerenciamento A. 2 Conecte a porta 26 do switch de gerenciamento ao Uplink de gerenciamento B.
3. Valide a configuração do port channel. show port-channel summary Flags: D - Down I - member up but inactive P - member up and active U - Up (port-channel) F - Fallback Activated -------------------------------------------------------------------------------Group Port-Channel Type Protocol Member Ports -------------------------------------------------------------------------------10 port-channel10 (U) Eth DYNAMIC 1/1/25(P) 1/1/26(P) 4. Valide a configuração da VLAN.
6 Detectando equipamentos PowerStore Este apêndice contém as seguintes informações. Tópicos: • • Detecção com uma conexão direta Detecção com uma conexão remota Detecção com uma conexão direta Este é o procedimento recomendado e requer que você esteja fisicamente presente no local em que o compartimento de base está instalado. ● (Opcional) Faça download e execute a PowerStore Network Validation Tool (NVT) para verificar se as redes estão configuradas corretamente.
Node Network B A Figura 9. Conectividade de detecção remota do Modelo PowerStore T Há dois métodos de detecção que você pode escolher: ● Detecção remota usando a Discovery Tool ● Detecção remota com um endereço IP estático Detecção remota usando a Discovery Tool Você pode detectar o PowerStore usando a Discovery Tool, que informa um endereço IP 169.254.xx/16.
○ Crie um segundo adaptador de rede que utilize a mesma rede nativa/sem marcação que a conexão de rede de gerenciamento do PowerStore. ○ Verifique se há disponível um endereço IP começando com a configuração de sub-rede 169.254.0.x/16 que você possa usar como o endereço IP do segundo adaptador de rede. Se não houver nenhum endereço IP como esse disponível, defina o endereço IP do segundo adaptador de rede como 169.254.1.2, com a máscara de rede 255.255.0.0 e sem endereço de gateway definido.
7 Configuração inicial do equipamento Modelo PowerStore T Este capítulo inclui as seguintes informações. Tópicos: • • Initial Configuration Wizard Obter a Planilha de configuração inicial preenchida Initial Configuration Wizard Depois de detectar o equipamento Modelo PowerStore T, você será redirecionado para o Initial Configuration Wizard (ICW) para configurar as redes no Modelo PowerStore T.
Para obter detalhes, consulte Guia de Infraestrutura de Virtualização do PowerStore. Obter a Planilha de configuração inicial preenchida Você deve ter preenchido a Planilha de configuração inicial junto com o administrador de rede. A planilha a seguir foi preenchida com os recursos configurados nos switches topo de rack Dell EMC PowerSwitch Série S4148-ON.
Tabela 12. Planilha de configuração inicial (preenchida) (continuação) NOTA: Depois de ser definido, o nível de tolerância a falhas de unidade de um equipamento não pode ser alterado. Rede de gerenciamento O cluster precisa de um conjunto dedicado de endereços IP para o cluster e a rede de gerenciamento. A rede de gerenciamento conecta o cluster a serviços como DNS e NTP. Os endereços IP na rede de gerenciamento são usados para lidar com o cluster, os equipamentos, os controladores e os hosts internos.
Tabela 12. Planilha de configuração inicial (preenchida) (continuação) Senha do administrador do vCenter N/A Credenciais de administrador do equipamento Modelo PowerStore T Digite as credenciais de administrador do equipamento Modelo PowerStore T para o vCenter acessar o Modelo PowerStore T. Nome de usuário do administrador N/A Senha é a senha definida pelo usuário fornecida após o login N/A inicial no equipamento Modelo PowerStore T.
II Adicionar Storage Services Esta seção contém informações sobre como preparar os switches e configurar a Série Dell EMC PowerSwitch para protocolo e serviços adicionais do Modelo PowerStore T.
8 Visão geral dos Storage Services Este tópico contém as seguintes informações Tópicos: • Serviços de armazenamento Serviços de armazenamento Os equipamentos Modelo PowerStore T são configurados para Fibre Channel após a implementação inicial. Você tem a opção de adicionar Storage Services após a implementação inicial.
9 Preparação para configurar os switches e redes para Storage Services Este capítulo inclui as seguintes informações. Tópicos: • • Planilha de recursos do switch para Storage Services Planilha de configuração da rede de armazenamento Planilha de recursos do switch para Storage Services Com o administrador de rede, preencha a Planilha de recursos do switch para Storage Services e reserve os recursos para configurar os dois switches ToR (Top-of-Rack, Topo de Rack) necessários para Storage Services.
Tabela 13. Recursos do switch para Storage Services (em branco) (continuação) Etap a Detalhes da etapa Observações 4. Reserve e registre os endereços IP necessários para configurar os switches ToR abaixo: Endereço IP de gerenciamento do switch ToR 1 Endereço IP de gerenciamento do switch ToR 2 Gateway padrão Servidor NTP 5. A Dell EMC oferece suporte à implementação do Modelo PowerStore T com dois switches topo de rack (ToR, Top-of-the-Rack) por meio de um link de interconexão de camada 2.
Tabela 13. Recursos do switch para Storage Services (em branco) (continuação) Etap a Detalhes da etapa Observações 11. É recomendável adicionar um protocolo de estrutura estendida aos switches ToR. Registre os protocolos de estrutura estendida a serem definidos em cada switch.
10 Requisitos de rede e switch para implementações com switches ToR Este tópico contém as seguintes informações.
PowerStore Network Topology with Top of Rack Switches and MC-LAG Interconnect Upstream Switch 2 Upstream Switch 1 Port Channel Top of Rack Switch 1 Port 0 MC-LAG Interconnect Port 1 Top of Rack Switch 2 Port 1 Node A Port 0 Node B PowerStore T Appliance Legend: 10 Gb 1 Gb Figura 10.
NOTA: A localização da porta para os uplinks confiáveis de alta velocidade pode mudar dependendo do modelo ou do fornecedor de switch. O MC-LAG é uma tecnologia de interconexão de switches que associa vários switches ToR independentes em um único chassi virtual. O MC-LAG possibilita que os grupos de portas de agregação de link (LAG) abranjam vários chassis, o que proporciona melhor resiliência da conexão de LAG.
PowerStore Network Topology with a no MC-LAG interconnect Upstream Switch 2 Upstream Switch 1 Port Channels Top of Rack Switch 1 Port 0 Top of Rack Switch 2 Port 1 Port 1 Node A Port 0 Node B PowerStore T Appliance Legend: 10 Gb 1 Gb Figura 11.
NOTA: A localização da porta para os uplinks confiáveis de alta velocidade pode mudar dependendo do modelo ou do fornecedor de switch. A conectividade L2 não MC-LAG exige conexões redundantes e de alta velocidade.
PowerStore T – Production Subnets Production ToR 1 ToR 2 PowerStore T Production Subnets Storage NAS Internal Figura 13. Tráfego de rede para o Modelo PowerStore T com Storage Services Verifique se o Modelo PowerStore T consegue se comunicar pelas VLANs acima. Consulte os documentos do fornecedor de rede para verificar se todo o tráfego L2 e/ou L3 está sendo roteado corretamente para todas as redes que estão sendo utilizadas pelo Modelo PowerStore T. Tabela 17.
Tabela 17. Redes do Modelo PowerStore T ao adicionar Storage Services (continuação) Sub-rede Descrição Portas de transporte do nó Os servidores NAS são opcionais. Se você estiver usando serviços de NAS, deverá ter selecionado o modo Unified quando noModelo PowerStore T Initial Configuration Wizard. A comunicação de rede interna ocorre na VLAN nativa. A rede interna é usada: ● Para gerenciar a comunicação interna, como o banco de dados do cluster, e entre equipamentos em um cluster.
PowerStore T – Management Network is Untagged Production ToR 1 ToR 2 PowerStore T Sample ID 200 300 102 Traffic Subnet PowerStore Storage NAS Servers Internal Untagged Traffic Tagged Traffic y.y.y.y/24 y.y.y.y/24 Internal IPv6 addressing Figura 14. Tráfego de armazenamento e de NAS NOTA: Os servidores NAS só estão disponíveis em uma implementação Unified. Você poderá usar diversas VLANs se estiver executando vários servidores NAS.
Você pode optar por atribuir endereços IPv4 ou IPv6 às redes de armazenamento. Não é possível atribuir diferentes versões de IP à mesma rede. NOTA: É recomendável reservar endereços IP extras para permitir adicionar mais equipamentos no futuro.
11 Configurando o Modelo PowerStore T com switches topo de rack Dell PowerSwitch Série S4148 Este capítulo inclui as seguintes informações.
Se você não for implementar o equipamento Modelo PowerStore T, consulte a documentação própria do switch para saber quais são as etapas para instalar os switches no gabinete.
Tabela 20. Planilha Recursos do switch para Storage Services (preenchida) (continuação) Etap a 3.
Tabela 20. Planilha Recursos do switch para Storage Services (preenchida) (continuação) Etap a 10. Detalhes da etapa Observações Uplink A com switch ToR 2 porta 29 Uplink B com switch ToR 2 porta 30 Registre o ID de port channel usado para conectividade entre os switches ToR e os uplinks. Se estiver implementando com o MC-LAG (VLT), digite o ID de port channel usado para o uplink. port channel 30 Só é necessário um ID de port channel para o MC-LAG.
Tabela 21. Configurações de conexão serial (continuação) Configuração Valor Controle de fluxo Nenhuma 5. Conecte-se ao switch usando o programa de emulador de terminal. 6. Digite as credenciais de log-in do switch. O nome de usuário e a senha padrão são: ● Nome de usuário: admin ● Senha: admin 7. Entre no modo de configuração global. configure terminal 8. É recomendável alterar a senha depois de fazer log-in no switch pela primeira vez. Use o comando a seguir para alterar a senha do switch.
License location: /mnt/license/D8MSG02.lic --------------------------------------------------------NOTA: Se o OS10EE for instalado de fábrica, já haverá uma licença permanente instalada no switch. 4. Repita as etapas para cada switch. Definir configurações gerais nos switches ToR Execute as etapas a seguir para definir configurações gerais nos dois switches ToR. No OS10EE, o protocolo LLDP (Link Layer Discovery Protocol) é ativado globalmente em cada interface por padrão.
Switch1 Switch2 configure terminal configure terminal hostname Switch1 hostname Switch2 interface mgmt 1/1/1 no shutdown no ip address dhcp ip address 100.0.100.10/24 exit interface mgmt 1/1/1 no shutdown no ip address dhcp ip address 100.0.100.11/24 exit management route 0.0.0.0/0 100.0.100.1 management route 0.0.0.0/0 100.0.100.1 ntp server 100.0.100.200 ntp server 100.0.100.
NOTA: As etapas para configurar uplinks nas redes do cliente não estão descritas neste guia. peer-routing 7. Defina a prioridade do switch. primary-priority 1 Os valores de prioridade válidos variam de 1 a 65535. O switch com a configuração de menor prioridade terá precedência sobre o switch com o maior valor de prioridade. Não defina o mesmo valor de prioridade para os dois switches ToR. 8. Digite um endereço MAC de VLT para evitar conflitos na rede.
no shutdown exit Configurar os port channels LACP nas portas de switch para os nós Embora não seja obrigatória, a configuração do LACP é extremamente recomendada. As duas primeiras portas da placa de 4 portas são agregadas em um acoplamento de LACP. As portas são executadas no modo ativo/ativo quando LACP está configurado. Se o LACP não estiver definido, as portas serão executadas no modo ativo/passivo.
NOTA: Para obter as melhores práticas de iSCSI, é recomendável desativar o controle de fluxo conforme demonstrado a seguir. interface ethernet 1/1/54 channel-group 20 mode active flowcontrol receive off flowcontrol transmit off exit 11. Confirme as alterações de configuração na NVRAM. copy running-configuration startup-configuration 12. Repita o procedimento no segundo switch ToR (2), como demonstrado a seguir.
4. Configure as portas de uplink no switch. NOTA: Para obter as melhores práticas de iSCSI, é recomendável desativar o controle de fluxo conforme demonstrado a seguir. interface ethernet 1/1/29 description Uplink_Ports no shutdown channel-group 30 mode active no switchport flowcontrol receive off flowcontrol transmit off interface ethernet 1/1/30 description Uplink_Ports no shutdown channel-group 30 mode active no switchport flowcontrol receive off flowcontrol transmit off 5.
3. Crie a VLAN de armazenamento. interface vlan 200 description Storage_Network no shutdown exit 4. Configurar a VLAN de armazenamento para as portas do Nó A interface port-channel 10 switchport trunk allowed 200 exit 5. Configurar a VLAN de armazenamento para as portas do Nó B interface port-channel 20 switchport trunk allowed 200 exit 6. Configurar a VLAN de armazenamento para uplink interface port-channel 30 switchport trunk allowed 200 exit 7.
no shutdown exit 4. Configurar a VLAN de armazenamento para as portas do Nó A interface port-channel 10 switchport trunk allowed 300 exit 5. Configurar a VLAN de armazenamento para as portas do Nó B interface port-channel 20 switchport trunk allowed 300 exit 6. Configurar a VLAN de armazenamento para uplink interface port-channel 30 switchport trunk allowed 300 exit 7. Repita as etapas de 3 a 6 para cada rede de armazenamento iSCSI que você estiver criando. 8.
12 Conectar switches ToR da Série Dell PowerSwitch para Storage Services Este tópico contém as seguintes informações. Tópicos: • • • Fazer o cabeamento da gaveta de base para os switches ToR Fazer o cabeamento de switches ToR em conjunto Fazer o cabeamento dos switches topo de rack para os uplinks principais Fazer o cabeamento da gaveta de base para os switches ToR Conecte por cabo os nós aos switches topo de rack (ToR, Top-of-the-Rack). 2 4 1 3 Figura 15.
Tabela 25. Etapas para conectar por cabo aos switches (continuação) 3 Conecte a porta 1 do nó superior (B) à porta 54 do switch inferior (1). 4 Conecte a porta 0 do nó superior (B) à porta 54 do switch superior (2). Fazer o cabeamento de switches ToR em conjunto As implementações de switch dual PowerStore com VLT exigem que os dois switches topo de rack (ToR, Top-of-the-Rack) sejam cabeados em conjunto. 1 2 Figura 16.
Core uplinks Uplink A 1 3 Uplink B 4 2 Figura 17. Conexões de switches ToR Dell EMC PowerSwitch Série S4148-ON aos uplinks principais Tabela 28. Etapas para conectar os switches ToR Dell EMC PowerSwitch Série S4148-ON aos uplinks principais 1 Conecte a porta 30 do switch ToR inferior ao Uplink principal A. 2 Conecte a porta 29 do switch ToR inferior ao Uplink principal B. 3 Conecte a porta 29 do switch ToR superior ao Uplink principal A.
13 Validar a configuração da Série PowerSwitch com switches ToR Este capítulo inclui as seguintes informações. Tópicos: • • Validar a configuração nos switches ToR Network Validation Tool depois de adicionar os switches topo de rack à implementação do Modelo PowerStore T Validar a configuração nos switches ToR Depois de configurar e conectar por cabo os switches ToR, valide a configuração antes de detectar a implementação de modelo do Modelo PowerStore T. 1.
4094 Inactive T Po1000 T Po10,Po20,Po30 5. Valide a configuração do Link Layer Discovery Protocol (LLDP).
VLT VLAN mismatch: No mismatch 9. Valide a configuração da porta de VLT.
14 Configurar redes NAS e de armazenamento no PowerStore Manager Este capítulo inclui as seguintes informações. Tópicos: • • Criar redes de armazenamento iSCSI no PowerStore Manager Criar serviços de armazenamento de conexão com a rede (NAS, Network Attached Storage) no PowerStore Manager Criar redes de armazenamento iSCSI no PowerStore Manager Depois de configurar os switches ToR para Storage Services, você deverá criar redes de armazenamento para o suporte de iSCSI no PowerStore Manager.
Tabela 29. Planilha de configuração da rede de armazenamento para uma única rede (preenchida) (continuação) Recurso Observações Você deve reservar pelo menos dois endereços IP para cada rede de armazenamento que adicionar.
A Expandir uma rede de armazenamento para ser executada em várias portas O apêndice contém as informações a seguir. Tópicos: • Expandir uma rede de armazenamento Expandir uma rede de armazenamento É possível expandir uma rede de armazenamento para que ela seja executada por meio de várias portas em um equipamento Modelo PowerStore T. Você precisará das informações a seguir para executar as etapas a fim de expandir uma rede de armazenamento.
O exemplo a seguir usa a porta 2 da placa de 4 portas. No entanto, você pode optar por usar a porta 3 ou qualquer porta de um módulo de E/S se os nós foram configurados com um. Conforme demonstrado no diagrama, ao conectar os nós com os switches ToR, o nó inferior (A) e o nó superior (B) devem ser conectados aos switches opostos. 1 2 Figura 18. Conectar a porta adicional 1. Conecte a porta 2 do nó inferior (A) à porta 2 do switch inferior (1). 2.
3. Configure a VLAN da rede de armazenamento para executar pela porta 2 do Switch ToR 1. interface ethernet 1/1/2 switchport mode trunk switchport trunk allowed vlan 200 no shutdown exit 4. Repita as etapas 1 a 3 para a porta 53 no Switch ToR 2. Tabela 31.
B Criar uma rede de armazenamento adicional Este apêndice contém as seguintes informações. Tópicos: • Criar uma nova rede de armazenamento Criar uma nova rede de armazenamento Você pode configurar até 32 redes de armazenamento com, no máximo, oito redes por porta na placa de 4 portas ou no módulo de E/S do nó. Você precisará das informações a seguir para executar as etapas para criar uma rede de armazenamento.
Para usar essas instruções, você deve ter configurado uma rede de armazenamento e os switches ToR conforme descrito em Adicionar Storage Services. O exemplo a seguir usa a porta 2 da placa de 4 portas. No entanto, você pode optar por usar a porta 3 ou qualquer porta de um módulo de E/S se os nós foram configurados com um. Conforme demonstrado no diagrama, ao conectar os nós com os switches ToR, o nó inferior (A) e o nó superior (B) devem ser conectados aos switches opostos. 2 1 Figura 19.
3. Configure a rede de armazenamento no Switch ToR 1. interface vlan 210 description Storage_Network2 exit 4. Configure a rede de armazenamento para ser executada na porta 2 do Switch ToR 1. interface ethernet 1/1/2 switchport mode trunk switchport trunk allowed vlan 210 no shutdown 5. Repita a etapa 1 usando a porta 53 do Switch ToR 2. Tabela 33.
C Configurando o modelo PowerStore T com switches ToR e sem interconexão VLT Este apêndice inclui as seguintes informações. Tópicos: • Etapas para configurar o Modelo PowerStore T com switches ToR sem VLT Etapas para configurar o Modelo PowerStore T com switches ToR sem VLT Veja a seguir as etapas necessárias para implementar o Modelo PowerStore T com dois switches topo de rack sem uma interconexão de entroncamento de link virtual.
D Outras operações de configuração da Série Dell EMC PowerSwitch Este apêndice contém as seguintes informações.
Configuração em execução da Série PowerSwitch usada em implementações do Modelo PowerStore T Use o seguinte comando para gerar um arquivo de configuração em execução quando switches Dell PowerSwitch Série S4148 forem usados como switches de gerenciamento e ToR (Top-of-Rack, Topo de Rack): show running-configuration Exemplo de configuração em execução do switch de gerenciamento ! Version 10.4.1.4 ! Last configuration change at Mar 19 04:19:20 2020 ! snmp-server contact http://www.dell.
! interface ethernet1/1/4 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/5 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/6 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/7 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/8 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol rece
interface ethernet1/1/16 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/17 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/18 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/19 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/20 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol r
flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/30 no shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/31 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/32 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/33 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet
flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/42 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/43 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/44 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/45 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/46 shutdown switchport
flowcontrol transmit off ! interface ethernet1/1/54 shutdown switchport access vlan 1 flowcontrol receive off flowcontrol transmit off ! interface mgmt1/1/1 no shutdown no ip address dhcp ip address 100.0.100.50/24 ipv6 address autoconfig ! management route 0.0.0.0/0 100.0.100.1 ! support-assist Tabela 35. Exemplo de configuração em execução em switches ToR Switch1 ! Version 10.4.1.4 ! Last configuration change at Mar 19 04:24:55 2020 ! snmp-server contact http://www.dell.
Tabela 35.
Tabela 35.
Tabela 35.
Tabela 35.
Tabela 35.
Tabela 35. Exemplo de configuração em execução em switches ToR Switch1 discovery-interface ethernet1/1/25-1/1/26 peer-routing primary-priority 1 vlt-mac 00:00:00:00:00:01 92 Switch 2 backup destination 100.0.100.