P I A N O D E PA LC O Conteúdo Uso dos manuais 2 Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE 4 Composição......................................................... 4 Controladores...................................................... 4 Teclado .....................................................................4 Controle giratório da curva de afinação ...................4 Controle giratório da modulação ..............................4 Controles deslizantes................................................
Uso dos manuais Quatro diferentes manuais foram preparados para o seu CP4 STAGE ou CP40 STAGE — o Manual do Proprietário, este Manual de Referência, o Manual de Parâmetros do Sintetizador e a Data List (Lista de Dados). Uma versão de cópia impressa do Manual do Proprietário acompanha o instrumento, e os outros três manuais são fornecidos como arquivos PDF na página da Web de downloads da Yamaha.
Uso dos manuais Observação referente aos diagramas • As ilustrações e telas mostradas nesse manual têm apenas fins informativos e podem apresentar diferenças em relação às exibidas em seu instrumento ou computador. • Windows é uma marca registrada da Microsoft® Corporation nos Estados Unidos e em outros países. • Apple, Mac, Macintosh, iPad, iPhone e iPod touch são marcas comerciais da Apple Inc., registradas nos Estados Unidos e em outros países.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Composição Em termos de produção de som, o CP4 STAGE e o CP40 STAGE são formados por três blocos – mais precisamente, os controladores, o gerador de tom e a unidade de efeitos. Controladores Gerador de tom Unidade de efeitos Controladores Para que possa ser tocado, o instrumento conta com um intervalo de controladores, como o teclado, o controle giratório da curva de afinação, o controle giratório da modulação e os controles deslizantes.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Controladores Controles deslizantes O CP4 STAGE e o CP40 STAGE estão equipados com dois conjuntos de controles deslizantes – os controles deslizantes de partes e os controles deslizantes MASTER EQUALIZER (EQ). Controles deslizantes de partes Localizados à esquerda do painel de controle, os controles deslizantes de partes são usados para ajustar níveis de parâmetro de partes individuais.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Controladores Pedais Dois tipos diferentes de pedal podem ser usados com o CP4 STAGE e o CP40 STAGE – pedaleiras, como o FC3A acoplado e os FC4A e FC5 opcionais, além de um controlador de pedal, como o FC7 opcional. Pedaleiras O FC3A que acompanha o CP4 STAGE ou o CP40 STAGE deve ser conectado por meio da saída [SUSTAIN] FOOT SWITCH.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Gerador de tom Gerador de tom O gerador de tom produz sons com base em dados recebidos de controladores, como o teclado e os controles deslizantes. O elemento básico dos sons do CP4 STAGE e do CP40 STAGE é conhecido como voz, e as apresentações são formadas por várias vozes. A voz e a apresentação estão descritas abaixo. Vozes Cada voz representa um som do instrumento diferente que o CP4 STAGE ou o CP40 STAGE pode produzir.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Gerador de tom Apresentações Um grupo de vozes é chamado de apresentação, e CP4 STAGE e CP40 STAGE acompanham um amplo intervalo de apresentações prontas para uso. OBSERVAÇÃO Uma lista completa das apresentações do instrumento pode ser encontrada na Data List (Lista de Dados) (pdf). Partes em uma apresentação Conforme mostrado na ilustração abaixo, cada apresentação do CP4 STAGE contém três partes; cada apresentação do CP40 STAGE, duas partes.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Gerador de tom Editando apresentações Embora o CP4 STAGE e o CP40 STAGE acompanhem um grande intervalo de apresentações já criadas, você também pode criar uma própria. O processo de edição de uma apresentação envolve a alteração das atribuições de voz da parte e de diversos outros parâmetros. Os parâmetros que afetam uma parte específica são conhecidos como parâmetros de parte; os que afetam todas as partes são conhecidos como parâmetros comuns.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Unidade de efeitos Unidade de efeitos A unidade de efeitos é usada para aplicar vários efeitos diferentes aos sons produzidos pelo gerador de tom para, por exemplo, adicionar intensidade, reverberação ou uma sensação de espaço. Dessa forma, a unidade de efeitos pode deixar o som do piano de palco muito mais expressivo.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Unidade de efeitos Efeitos de inserção Atribuídos a partes individuais, os efeitos de inserção processam o som da voz correspondente. Dois estão disponíveis para serem usados em uma apresentação, cada um contendo dois efeitos independentes, A e B. Os parâmetros desses efeitos podem ser definidos nas telas Effect-A e Effect-B (página 21) na área Performance Part Edit (Edição da parte de apresentação).
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE > Memória Memória Além das apresentações originais, você pode configurar um grande intervalo de outros parâmetros no piano de palco. Os métodos usados para organizar esses dados importantes e as áreas de memória nas quais são armazenados são descritos abaixo.
Referência Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Referência Apresentações Apresentações Uma apresentação é constituída de várias vozes — até três no CP4 STAGE e duas no CP40 STAGE. Assim, cada uma pode produzir sons ricos, densos. Se conectar um computador ou outro instrumento MIDI ao piano de palco, você poderá usar suas apresentações para reproduzir dados MIDI recebidos.
1 EDIT Common Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Ele mostra que você está no menu Common Edit (Edição Comum). 2 Símbolo de mais Referência Este símbolo indica que outros itens de menu estão disponíveis para seleção. Neste caso, o próximo pode ser exibido pressionando-se o botão [d]. Apresentações Editando apresentações 3 Item de menu Os itens disponíveis para seleção no menu Common Edit (Edição Comum) são mostrados aqui.
02: Reverb Effect (Efeito de reverberação) Nome do parâmetro Descrição Type Este parâmetro pode ser usado para definir o tipo de efeito de reverberação a ser usado. (Tipo de reverberação) Configurações: Consulte a Data List (Lista de Dados) (pdf) para obter uma lista completa dos tipos de efeito que podem ser selecionados. OBSERVAÇÃO Cada tipo de efeito é descrito detalhadamente no Synthesizer Parameter Manual (Manual de Parâmetros do Sintetizador) (pdf).
Área Part Edit (Edição da Parte) Procedimento Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE 1. Ligue a parte que você deseja editar usando o botão correspondente. 2. Mantenha o botão [PART SELECT] pressionado e pressione o botão Part (Parte) da Etapa 1 mais uma vez para selecionar a parte para edição. 3. Pressione o botão [EDIT] (Editar). 4. No menu Edit (Editar), use os botões [d] e [u] para selecionar 02: Part (Parte) e, em seguida, pressione o botão [ENTER].
5 Parâmetro Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Os parâmetros disponíveis para edição são mostrados na linha superior de texto. A configuração atual (6) de cada um é exibida abaixo. Além disso, o parâmetro em edição é indicado pelo cursor (R) à esquerda (7). Se necessário, use os botões [l] e [r] para mover o cursor e selecione um parâmetro diferente para editar. 6 Configuração As configurações de parâmetro são mostradas na linha inferior de texto.
Nome do parâmetro Descrição VelDepth Este parâmetro pode ser usado para selecionar como as velocidades nas quais teclas são tocadas afetarão as velocidades efetivamente de saída para o gerador de tom da parte atual. Conforme mostrado no gráfico abaixo, quanto maior for o valor definido, maior será o grau no qual as velocidades de saída irão variar em resposta a alterações na velocidade de reprodução (ou seja, crescimento acentuado da inclinação do gráfico).
Nome do parâmetro Descrição MicroTune Este parâmetro pode ser usado para selecionar um sistema de afinação musical. No total, o piano de palco pode replicar sete sistemas diferentes. Embora o sistema de afinação de disposição igual agora tenha se tornado padrão para pianos, um amplo número de sistemas foi desenvolvido ao longo dos anos antes de ter sido adotado, e esses sistemas sempre abriram caminho para o surgimento de novos estilos musicais.
Nome do parâmetro Descrição Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE LFOPMod Este parâmetro pode ser usado para definir o nível no qual o sinal LFO produz alterações na afinação periódicas para a parte atual. Quanto maior for a configuração, maior será o intervalo das alterações da afinação.
03: Effect-A 04: Effect-B Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Nome do parâmetro Descrição Referência Ctg Estes parâmetros podem ser usados para selecionar uma categoria e um tipo para efeitos de inserção A e B. Apresentações (Categoria do efeito) Type (Tipo de efeito) Configurações: Consulte a Data List (Lista de Dados) (pdf) para obter uma lista completa das categorias e dos tipos que podem ser selecionados.
06: Receive Switch Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Na tela Receive Switch (Chave de recepção), você pode ativar ("on") ou desativar ("off") o recebimento da alteração de controle e de outras mensagens MIDI pela parte atual. Referência Nome do parâmetro Descrição Bank Este parâmetro pode ser usado para especificar se a atribuição da voz da parte atual deve ser afetada por mensagens MIDI Bank Select (Seleção de banco MIDI).
Área Master Keyboard (Teclado principal) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Na tela Performance Master Keyboard (Teclado principal da apresentação), você pode configurar o CP4 STAGE ou o CP40 STAGE a ser usado como um teclado principal. Isso permite que o teclado seja dividido em até quatro zonas diferentes, cada uma podendo ser usada para controlar outro instrumento. Referência Procedimento Apresentações Editando apresentações 1. Pressione o botão [EDIT] (Editar). 2.
6 Símbolo de mais Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Este símbolo indica que a tela de edição atual está dividida em vários painéis, um dos quais está sendo exibido agora. Neste caso, você pode avançar ao painel anterior ou ao próximo pressionando o botão [d] ou [u]. Referência 7 Símbolo de edição (E) Apresentações Este símbolo será exibido quando a apresentação atual tiver sido editada, mas ainda não armazenada.
Nome do parâmetro Descrição Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Pan Este parâmetro pode ser usado para definir a panorâmica estéreo do instrumento externo correspondente à zona selecionada no momento mediante a seleção da apresentação.
Área Job (Tarefa) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Conforme descrito abaixo, o menu Performance Job fornece acesso a várias funções que podem se mostrar muito úteis durante a criação de apresentações originais próprias. Referência Funções Performance Job (Tarefa de apresentação) Apresentações A partir deste menu, você pode selecionar as funções Recall (Chamar), Copy (Copiar) e Bulk Dump (Dump em massa).
02: Copy (Copiar) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Usando a função Copy (Copiar), você pode copiar as configurações de parâmetro Common (Comum) e Part (Parte) para a apresentação editada no momento a partir de outra apresentação. A reutilização de configurações de outras apresentações dessa forma pode se mostrar bastante prática durante a criação de apresentações próprias. Procedimento Referência Apresentações Editando apresentações 1. Pressione o botão [EDIT] (Editar). 2.
1 EDIT Job Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Ele mostra que você está no menu Performance Job (Tarefa de apresentação). 2 Símbolo de mais Este símbolo indica que outros itens de menu estão disponíveis para seleção. Nesse caso, eles podem ser exibidos usando-se os botões [d] e [u]. 3 Item de menu Os itens disponíveis para seleção no menu Performance Job (Tarefa de apresentação) são mostrados aqui.
Função Store Performance (Armazenar apresentação) Usando a função Store Performance (Armazenar apresentação), você pode armazenar a apresentação editada no momento na memória do usuário do piano de palco (página 12). A apresentação selecionada no momento será substituída pelas configurações da apresentação editada. Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Referência Apresentações Editando apresentações Procedimento 1. Pressione o botão [STORE] durante a edição de uma apresentação.
Função Compare Performance (Comparar apresentação) Usando a função Compare Performance (Comparar apresentação), você pode comparar a apresentação editada no momento com a versão não editada. Uma área da memória conhecida como o buffer de comparação (página 12) é usada para manter uma cópia da versão não editada da apresentação atual. Conforme descrito abaixo, isso permite alternar as versões editada e não editada da apresentação a fim de determinar qual soa melhor.
Área File (Arquivo) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Na área File (Arquivo), você pode salvar apresentações criadas usando o piano de palco em um dispositivo de memória Flash USB e ler dados a partir desse tipo de dispositivo. Para retornar à tela Performance (Apresentação) a partir da área File (Arquivo), pressione o botão [EXIT]. Referência Termos relacionados a arquivo Vários termos serão usados nas descrições a seguir das funções e das operações da área File (Arquivo).
Funções de arquivo Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Um total de seis funções diferentes podem ser executadas na área File (Arquivo) — Save (Salvar), Load (Carregar), Rename (Renomear), Delete (Excluir), Format (Formatar) e Memory Info (Informações da memória). Referência OBSERVAÇÃO As funções da área File (Arquivo) só podem ser usadas com arquivos de tipo All, que têm uma extensão de arquivo .C7A (CP4 STAGE) ou .C8A (CP40 STAGE).
02: Load (Carregar) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE A função Load (Carregar) é usada para ler um arquivo a partir de um dispositivo de memória Flash USB no instrumento. OBSERVAÇÃO Antes de realizar as etapas descritas abaixo, verifique se o dispositivo de memória Flash USB está conectado ao terminal USB [TO DEVICE] do instrumento. Se não for esse o caso, o instrumento exibirá a mensagem "USB device not ready" ("O dispositivo USB ainda não está pronto"), em vez da tela Load (Carregar).
"All" ou "All without Sys" selecionado como tipo de carregamento: Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE As capturas de tela a seguir ilustram como, por exemplo, os dados podem ser carregados usando-se o tipo de carregamento "All". Referência 02: Load (Carregar) selecionada na Etapa 2: Apresentações FILE W02:Load Editando apresentações Área Common Edit (Edição comum) 01: Chorus Effect Pressione o botão [ENTER].
"Performance" (Apresentação) selecionada como tipo de carregamento: Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE As capturas de tela a seguir ilustram um exemplo típico de carregamento da apresentação. 02: Load (Carregar) selecionada na Etapa 2: Referência Apresentações FILE W02:Load Editando apresentações Área Common Edit (Edição comum) Pressione o botão [ENTER].
03: Rename (Renomear) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE A função Rename (Renomear) é usada para renomear arquivos salvos em um dispositivo de memória Flash USB. Nomes de arquivo contendo caracteres que não sejam do inglês talvez não sejam exibidos corretamente pelo piano de palco. Nesse caso, essa função fornece um meio prático de alterar esses nomes.
3 Name (Nome) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Este parâmetro é usado para inserir um novo nome (entre colchetes) para o arquivo. Mova o cursor piscante dentro do campo de nome usando os botões [l] e [r], além de alterar o caractere em cada posição usando os botões [-1/NO] e [+1/YES] ou o dial de dados. Os arquivos podem ser nomeados usando-se caracteres alfanuméricos e símbolos, e eles podem ter até oito caracteres.
3 Are you sure? (Tem certeza?) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Esta mensagem é exibida depois da execução da função Delete (Excluir). Pressione o botão [+1/YES] para excluir o arquivo. Como alternativa, pressione o botão [-1/NO] para retornar à tela anterior. Referência 05: Format (Formatar) Apresentações Você pode usar a função Format (Formatar) para inicializar um dispositivo de memória Flash USB.
Área Utility (Utilitário) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE A área Utility (Utilitário) é usada para fazer configurações que afetam todo o instrumento. Referência Procedimento 1. Pressione o botão [UTILITY]. Apresentações 2. No menu Utility (Utilitário), use os botões [d] e [u] para selecionar o tipo de parâmetro que você deseja definir (01 a 06) e pressione o botão [ENTER]. 3. Faça as alterações necessárias nas configurações do parâmetro usando a tela correspondente.
01: General (geral) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE A tela General (Geral) é usada principalmente para configurar o gerador de tom do instrumento. Referência Nome do parâmetro Descrição MasterTune Este parâmetro pode ser usado para ajustar a afinação de todos os sons produzidos pelo gerador de tom em unidades de um centésimo.
Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Nome do parâmetro Descrição Visor SliderFnc Este parâmetro pode ser usado para especificar se as telas da função Slider (Controle deslizante), que exibem os parâmetros (ou as funções) atribuídos a controles deslizantes Part (Parte), bem como seus valores atuais, devem ser exibidas automaticamente quando o botão [SLIDER FUNCTION] é pressionado.
02: MIDI Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE A tela MIDI é usada para definir os parâmetros relacionados a MIDI do instrumento. OBSERVAÇÃO Consulte a seção Apêndice (página 50) para obter mais detalhes a respeito de MIDI. Referência Nome do parâmetro Descrição IN/OUT Este parâmetro pode ser usado para definir a interface usada para trocar mensagens MIDI. (ENTRADA/SAÍDA DE MIDI) Apresentações Configurações: MIDI e USB MIDI: as mensagens MIDI serão trocadas por meio dos terminais MIDI [IN] e [OUT].
Nome do parâmetro Descrição Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE DevNo Este parâmetro pode ser usado para definir um número do dispositivo MIDI para o piano de palco. Para trocar dados em massa, alterações de parâmetro ou outras mensagens exclusivas do sistema com outro dispositivo MIDI, esse número deve corresponder ao do dispositivo.
Nome do parâmetro Descrição Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Este parâmetro pode ser usado para especificar se o número de alteração de controle para mensagens MIDI produzidas em resposta à operação do controlador de pedal conectado por meio da saída [2] FOOT CONTROLLER. (Número de controle 2 do controlador de pedal) Qualquer mensagem MIDI recebida de uma fonte externa com esse número de alteração de controle também será tratada como se tivesse sido produzida pelo controlador de pedal 2.
Nome do parâmetro Descrição Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE HighTh Este parâmetro pode ser usado para definir o nível do sinal de entrada no qual o compressor começa a processar o som na banda de alta frequência. Referência (Limite de agudos) Configurações: -54 dB a -6 dB HighAtk (Ataque de agudos) Este parâmetro pode ser usado para definir o tempo decorrido entre a chegada de um sinal de entrada e a ativação do compressor na banda de alta frequência.
05: Master EQ (Equalizador principal) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE A tela Master EQ (Equalizador principal) pode ser usada para ajustar o tom de todas as apresentações. O equalizador principal no CP4 STAGE tem cinco bandas de frequência (Low, LowMid, Mid, HighMid e High), e no CP40 STAGE tem três (Low, Mid e High). Usando os parâmetros nessa tela, você pode aumentar ou diminuir o nível de sinais em cada uma dessas bandas.
06: Panel Lock (Bloqueio do painel) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Usando o botão [PANEL LOCK], você pode bloquear os botões, os controles deslizantes Part (Parte) e outros controladores do piano de palco para evitar que eles sejam acionados por engano enquanto estiver tocando. Na tela Panel Lock (Bloqueio do painel), você pode definir cada um dos parâmetros a seguir como "off" (desligado) para evitar que o botão [PANEL LOCK] trave os controladores correspondentes.
Área Utility Job Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Funções de Utility Job Duas funções podem ser executadas na área Utility Job – Factory Set (Configuração de fábrica) e Version (Versão). 01: Factory Set (Configuração de fábrica) A função Factory Set (Configuração de fábrica) pode ser usada para restaurar a condição padrão da memória do usuário do piano de palco. Procedimento 1. Pressione o botão [UTILITY]. 2.
3 Are you sure? (Tem certeza?) Design do CP4 STAGE e do CP40 STAGE Esta mensagem é exibida depois da execução da função Factory Set (Configuração de fábrica). Pressione o botão [+1/YES] para continuar. Como alternativa, pressione o botão [-1/NO] para retornar à tela anterior.
Apêndice MIDI Interface digital de instrumento musical (MIDI) é um padrão global projetado para permitir que dados de apresentação, voz e outros sejam transferidos entre instrumentos musicais. Dessa forma, a comunicação de dados confiável será assegurada, mesmo entre instrumentos musicais e equipamentos de fabricantes diferentes.
Apêndice > MIDI Alteração de controle Soft Pedal (Pedal una corda) (Controle nº 67) As mensagens MIDI Control Change (Alteração de controle MIDI) são usadas para controlar volume, panorâmica de estéreo e muitos outros parâmetros e, conforme mostrado abaixo, cada tipo de mensagem tem seu próprio número de controle exclusivo. As mensagens Soft Pedal (Pedal una corda) podem ser usadas para modificar o som de notas da mesma maneira que um pedal Soft do piano.
Apêndice > MIDI RPN LSB (número de parâmetro registrado LSB) (Controle nº 100) RPN MSB (número de parâmetro registrado MSB) (Controle nº 101) As mensagens LSB e MSB RPN são usadas principalmente para facilitar a configuração de valores de deslocamento para sensibilidade da curva de afinação, afinação e outros parâmetros da parte.