Form No.
Página Utilização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 Pense em primeiro lugar na segurança . . . . . . . . . 19 Controlos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 Verificações prévias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 Ligar o motor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 Parar o veículo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 Estacionamento do veículo . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O termo Aviso identifica perigos muito graves que poderão provocar ferimentos graves ou mesmo a morte se não respeitar as precauções recomendadas. Introdução Leia este manual cuidadosamente para saber como utilizar e efectuar a manutenção deste produto de forma adequada. As informações incluídas neste manual poderão ajudá-lo a si e a terceiros a evitar ferimentos pessoais e danos na máquina.
• Familiarize-se com os comandos e descubra como parar a máquina rapidamente. Práticas de utilização segura • Mantenha todas as coberturas, dispositivos de segurança e autocolantes na sua posição correcta. Se uma cobertura, dispositivo de segurança ou autocolante se encontrar danificado ou ilegível deverá ser reparado ou substituído antes de utilizar a máquina.
Durante a utilização – Abrande antes de virar. Não tente efectuar mudanças de direcção ou manobras bruscas, ou quaisquer outras manobras inseguras que possam provocar a perda de controlo do veículo. Aviso – Quando efectuar a descarga de material, dê indicações para evitar que alguém se coloque atrás do veículo e não efectue a descarga aos pés dos restantes funcionários. Liberte os trincos da zona lateral do atrelado e não da zona traseira.
Travar Estas precauções adicionais deverão ser sempre tomadas quando utilizar o veículo numa inclinação: • Reduza a velocidade antes de se aproximar de um obstáculo. Desta forma terá mais tempo para parar ou mudar de direcção. Se bater contra um obstáculo, este poderá danificar o veículo e os seus conteúdos. Ou mesmo feri-lo, a si e ao seu passageiro. • Abrande antes de subir ou descer uma inclinação.
• Fixe sempre as cargas de modo a evitar deslizamentos. Se uma carga não se encontrar bem segura, ou se se transportar líquido num recipiente de grande dimensão tal como um pulverizador, corre-se o risco de este deslizar. O deslocamento ocorre com maior frequência durante a mudança de direcção, subida ou descida de inclinações, mudanças de velocidade ou durante a travessia de superfícies irregulares. O deslizamento das cargas poderá provocar o capotamento do veículo.
Manutenção Nível de pressão de ruído • Apenas funcionários qualificados deverão efectuar a manutenção, reparação, ajuste ou inspecção do veículo. Esta unidade apresenta uma pressão de ruído contínuo na posição do utilizador de 80 dBA, valor este baseado nas medições efectuadas em máquinas idênticas, segundo a directiva 98/37/EC e emendas posteriores.
Quadro de inclinações ALINHE ESTA EXTREMIDADE COM UMA SUPERFÍCIE VERTICAL (ÁRVORE, EDIFÍCIO, TRAVE, POSTE, ETC.) DOBRE NA LINHA DESEJADA EXEMPLO: COMPARE A INCLINAÇÃO COM A EXTREMIDADE DOBRADA.
Autocolantes de segurança e de instrução Os autocolantes e instruções de segurança são facilmente visíveis e encontram-se próximo das zonas de maior perigo. Substitua todos os autocolantes danificados. 99-7350 1. O peso máximo do garfo é de 23 kg 99-7346 2. O peso máximo do atrelado é de 181 kg 1. Travão de mão 2. Travão de mão engatado 3. Travão de mão desengatado 99-7348 1. Leia o manual do utilizador para obtenção de instruções mais detalhadas. 2.
99-7343 1. Aviso – consultar o manual do utilizador. 2. Este veículo apenas deverá ser utilizado fora das vias públicas. Este veículo não foi concebido para ser utilizado nas vias e estradas públicas ou em vias rápidas. 3. Não transportar passageiros na caixa de carga. Estes poderão cair do veículo. 4. Não permita que crianças utilizem o veículo. 5. Contador de horas 6. Faróis 7. Desligar a ignição 8. Ligar a ignição 9. Sente-se no banco do utilizador quando ligar a máquina. Desengate o travão de mão.
Especificações Nota: As especificações e o desenho do veículo encontram-se sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Instalação Nota: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização. Peças soltas Nota: Use o gráfico abaixo para verificar se todas as peças foram enviadas.
Instalar as rodas dianteiras Instalar o pára-choques Nota: Este procedimento só é necessário no Modelo nº 07253TC. Nota: Este procedimento só é necessário no Modelo nº 07253TC. 1. Retire as juntas que fixam as rodas. 1. Retire as 2 cavilhas, arruelas e porcas fixadas na frente do chassis. 2. Retire o suporte dos eixos. 2. Alinhe os orifícios de montagem e fixe o pára-choques ao chassis com as juntas previamente retiradas (Fig. 5). 3. Aplique Loctite (azul) nas folgas dos parafusos. 4.
Instalar o engate Nota: Este procedimento só é necessário no Modelo nº 07253TC. 1. Retire as 4 cavilhas e porcas do interior da traseira do chassis. 2. Alinhe o engate com os orifícios de montagem no chassis. Fixe o engate usando os parafusos e as porcas (Fig. 7). 3 1 2 1 Figura 9 1. Caixa de carga 2. Apoio da articulação Figura 7 3. Orifício de montagem da caixa de carga 4. Insira o apoio da articulação da mão direita no orifício de montagem na caixa de carga e, então, monte-o no chassis. 1.
Activar a bateria Verificação do óleo do cárter Nota: Este procedimento só é necessário no Modelo nº 07253TC. O motor já é enviado com óleo no cárter; no entanto, o nível de óleo deverá ser verificado antes e depois de ligar o motor pela primeira vez. Se a bateria não estiver cheia com electrólito ou activada, terá que ser retirada do veículo, enchida com electrólito, e carregar. Deverá adquirir electrólito com uma gravidade específica de 1,260 num distribuidor de baterias e introduzi-lo na bateria. 1.
Tanque de combustível Enchimento do tanque de combustível Gasolina recomendada A capacidade do tanque de combustível é de aproximadamente 26,5 L. Utilize apenas gasolina nova, limpa e sem chumbo para automóvel (mínimo de 85 octanas). Poderá utilizar gasolina com chumbo se não conseguir adquirir sem chumbo. 1. Desligue o motor e engate o travão de mão. 2. Limpe a zona em redor da tampa do tanque de combustível (Fig. 12).
Utilização 3 Nota: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização. 2 Pense em primeiro lugar na segurança Leia cuidadosamente todas as instruções de segurança e os autocolantes referidos na secção sobre segurança. Estas informações poderão ajudá-lo a evitar acidentes e os consequentes ferimentos, em si e noutras pessoas. 1 m–5633 Figura 13 Controlos 1. Pedal do acelerador 2. Pedal do travão 3. Travão de mão Pedal do acelerador O pedal do acelerador (Fig.
Interruptor da ignição Indicador de combustível O interruptor da ignição (Fig. 15) é utilizado para ligar e desligar o motor e possui duas posições: Off e On. Rode a chave no sentido dos ponteiros do relógio para a posição On, para ligar o motor. Quando o veículo se encontrar parado, rode a chave no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, para a posição Off. Retire a chave da ignição. O indicador de combustível (Fig. 16) permite visualizar o nível de combustível no tanque.
• Verifique o funcionamento do pedal do travão. Caixa de carga • Verifique se as luzes funcionam correctamente. Elevação da caixa • Rode o volante para a esquerda e para a direita para verificar a direcção. 1. Desloque o trinco da caixa para cima, de modo a desbloqueá-la (Fig. 18). • Verifique se existem fugas de óleo, peças soltas ou quaisquer outros problemas.
Trincos traseiros Rodagem de um novo veículo 1. Para abrir os trincos traseiros, desloque-os para cima (Fig. 20). Os trincos deverão deslocar-se automaticamente para o centro da porta traseira. Baixe a porta traseira lentamente.
Carregamento da caixa de carga Transporte do veículo Deverá utilizar um atrelado para deslocar o veículo através de longas distâncias. Certifique-se de que o veículo se encontra bem fixo no atrelado. Consulte as figuras 21 e 22 para localizar os pontos de fixação do veículo. m3 . A capacidade da caixa de carga é de 0,37 A quantidade (volume) de material que pode ser colocado na caixa, sem ultrapassar os limites definidos, é passível de variar de acordo com a densidade do material carregado.
Reboque do veículo Reboque de um atrelado Em caso de emergência, é possível rebocar o veículo para distâncias curtas. No entanto, este procedimento não deverá ser utilizado regularmente. O veículo pode ser utilizado para rebocar atrelados. Existem dois tipos de engate para o veículo, dependendo da utilização pretendida. Se necessitar de informações mais detalhadas, deverá entrar em contacto com um Distribuidor Toro Autorizado.
Manutenção Nota: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização. Intervalos de manutenção recomendados Serviço e intervalo de manutenção Após as primeiras 8 horas A cada 8 horas Após as primeiras 20 horas Procedimento de manutenção • Substitua o óleo do motor. • Verifique a tensão da correia da transmissão. • Verifique a tensão da correia do motor de arranque. • Verifique o óleo do motor. • Verifique a pressão dos pneus.
Lista de manutenção diária Copie esta página para uma utilização de rotina. Verificação da man manutenção tenção dos elementos Para a semana de: 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Sáb. Dom. Verifique o funcionamento do travão de pé e do travão de estacionamento. Verifique o funcionamento da alavanca de mudanças. Verifique o nível de combustível. Verifique o nível de óleo do motor. Verifique o nível de óleo do eixo transversal. Verifique o filtro de ar. Verifique as aletas de refrigeração do motor.
Cuidado Se deixar a chave na ignição é possível que alguém ligue acidentalmente o motor, provocando ferimentos graves no próprio ou nas pessoas que se encontram na proximidade da máquina. Retire a chave da ignição e o(s) cabo(s) da(s) vela(s) antes de efectuar qualquer tarefa de manutenção no veículo. Mantenha o(s) cabo(s) longe do veículo para evitar qualquer contacto acidental com a(s) vela(s).
Subir o veículo Verificação e ajuste da posição de ponto morto Sempre que o motor estiver em funcionamento, para efeitos de manutenção e/ou diagonóstico, as rodas traseiras devem estar 25 mm acima do solo, como o eixo traseiro apoiado nos suportes adequados. Sempre que for necessário efectuar operações de manutenção programada e/ou diagnósticos do motor, deverá colocar a alavanca de mudanças na posição de ponto morto (Fig. 25).
Verificação do óleo do motor Verifique o nível de óleo antes de cada utilização. Deverá mudar o óleo após as primeiras 8 horas de funcionamento; a partir daí o óleo deverá ser mudado a cada 50 horas de funcionamento. 1 A partir daí, deverá substituir o filtro do óleo após cada 100 horas de funcionamento. 2 Nota: A mudança de óleo e de filtro deverá ser mais frequente quando a máquina for utilizada em condições de grande poeira ou sujidade. Figura 26 1.
Manutenção do filtro de ar Limpeza do elemento do filtro de ar Verifique se existe algum dano no corpo do filtro de ar que possa provocar uma fuga de ar. Substitua o corpo do filtro de ar se este se encontrar danificado. Importante Não lave nem volte a utilizar um filtro danificado. 1. Método de lavagem: Certifique-se de que a cobertura do filtro de ar se encontra correctamente colocada no respectivo corpo. A.
Lubrificação da máquina Lubrifique todas as bielas e buchas após cada 100 horas de funcionamento ou anualmente, consoante o que ocorrer em primeiro lugar. Efectue essa operação com maior frequência quando utilizar o veículo em operações mais exigentes. Tipo de lubrificante: Graxa Nº 2 para utilizações gerais, à base de lítio Onde aplicar o lubrificante Os bocais de lubrificação encontram-se situados nas quatro extremidades da cruzeta (Fig. 28) e nos dois pinos principais (Fig. 29).
Ajuste do pedal do travão Ajuste da suspensão dianteira Deverá efectuar ajustes no travão quando o travão de mão não engatar, a folga do pedal for demasiado evidente ou o desempenho de travagem do veículo se encontrar afectado. Verifique esse ajuste a cada 200 horas de funcionamento. Deverá ajustar a altura em relação ao solo em cada um dos lados do veículo. A altura do veículo deve ser de 22,2–24,1 cm de acordo com os seguintes parâmetros: • A pressão dos pneus deve ser de 83 kPa (12 psi). 1.
• A altura do chassis deve ser corrigida antes de realizar o alinhamento; consulte Ajuste da suspensão dianteira, página 32. direito (do passageiro). Se os braços A parecerem ter cedido, ajuste-os para um número mais alto (Fig. 33). Cada orifício corresponde a 19 mm de ajuste da roda. Terá igualmente que realizar este procedimento se trabalhar frequentemente com cargas e engates pesados. • O veículo deve ser movido várias vezes para a frente e para trás, a fim de aliviar os braços A.
Manutenção da correia de transmissão 4. Rode as extremidades das barras para deslocar a zona dianteira do pneu para o interior ou para o exterior. 1 2 Verificar a correia de transmissão 1 Deverá verificar o estado e a tensão da correia da transmissão após o primeiro dia de utilização e, posteriormente, a cada 200 horas de funcionamento. 1.
Ajuste da correia do motor de arranque Manutenção do sistema de combustível Deverá verificar a tensão da correia do motor de arranque após o primeiro dia de utilização e, posteriormente, a cada 200 horas de funcionamento. Tubagens de combustível e ligações Verifique as tubagens e ligações a cada 400 horas de funcionamento ou anualmente, o que acontecer primeiro. Verifique se existem sinais de deterioração, danos ou ligações soltas. 1.
Manutenção das velas incandescentes Substituição do fluido do eixo transversal As velas incandescentes deverão ser substituídas a cada 800 horas de funcionamento ou anualmente, o que ocorrer em primeiro lugar, de modo a garantir o desempenho adequado do motor e reduzir o nível de emissão de gases de escape. Substitua o fluido do eixo transversal a cada 800 horas de funcionamento ou anualmente, consoante o que ocorrer em primeiro lugar. 1.
4. Ligue o motor e deixe-o funcionar durante alguns minutos para que o fluido se espalhe pelo sistema. Volte a verificar o nível do fluido e junte mais óleo, se necessário. Substituição dos fusíveis 3 Existem 3 fusíveis no sistema eléctrico da máquina. Encontram-se debaixo da caixa, num compartimento situado à direita do chassis (Fig 42). 2 Sistema de ignição 10 amp. Luzes 10 amp. Ponto de corrente 4 1 Figura 43 10 amp. (15 amp. máx.) 1. Vedante de borracha 2.
Retirar a bateria Montagem da bateria 1. Coloque a máquina numa superfície nivelada, engate o travão de mão, desligue o motor e retire a chave da ignição. 1. Coloque a bateria na respectiva base, de modo a que os pólos da bateria se encontrem orientados na direcção da zona traseira do veículo. 2. Levante a caixa e fixe-a com a barra de apoio. 2.
Carregamento da bateria Importante Deverá manter sempre a bateria carregada (1,260 de gravidade específica). Este procedimento torna-se especialmente importante quando a temperatura desce abaixo dos 0°C. 1. Retire a bateria do chassis, consultar a secção Retirar a bateria, na página 38. 2. Ligue um carregador de baterias de 3 a 4 amperes aos pólos da bateria. Carregue a bateria com um carregador de bateria de 3 a 4 amperes, durante 4 a 8 horas (12 volts). Não carregue demasiado a bateria.
Esquema eléctrico 40